H2ORA – Otimização do consumo de água na produção de hidrogénio renovável
Período de implementação
maio de 2023 – abril de 2024
Domínio de atividade
Tecnologia digital
Infra-estruturas resilientes
Participantes
ZINNAE https://zinnae.org
SOLARTYS https://www.solartys.org/es/
VANGUARDLAND https://www.vanguardland.eu/es/
ADIEGO https://adiego.com/tratamiento-de-agua
ISFOC https://www.isfoc.net/index.php/es/
Subvenções
Projeto financiado pelo Ministério da Indústria, Comércio e Turismo do Governo de Espanha e pela União Europeia – Next Generation EU. Convite à apresentação de propostas de subvenções para apoiar as AEIs para o ano de 2023, no âmbito do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência.
Número do processo: AEI-010500-2023-61
Descrição
A geração de hidrogénio renovável converteu-se num dos principais pilares do desenvolvimento económico de Espanha, já que é um dos principais produtores de energias renováveis com uma elevada capacidade de exportação.
Para isso, além da instalação de uma potência renovável suficiente, é necessária uma grande quantidade de água, matéria-prima da decomposição da qual se obtém o hidrogénio renovável. É por isso que a disponibilidade e o tratamento da água são um aspeto fundamental para a localização e o desenvolvimento das instalações de eletrólise, para as quais existe um objetivo governamental de instalar 4 GW de potência no país até 2030.
O objetivo é agora analisar outras fontes de água para além da água potável para a produção de hidrogénio, a fim de evitar a concorrência com utilizações humanas e agrícolas prioritárias, estudando a utilização de águas residuais e de processo, com análise dos requisitos de tratamento e do seu possível efeito no eletrolisador e na qualidade do hidrogénio, para a produção em grande escala de hidrogénio verde.
Objetivos
O principal objetivo do projeto é realizar um estudo de investigação detalhado para aumentar o conhecimento sobre as necessidades específicas da água como matéria-prima para as instalações de eletrólise e demonstrar a viabilidade de desenvolver um novo sistema (inteligente, digitalizado, de baixo custo e aberto) que permita, como ponto principal e com a utilização de novas tecnologias 4.0, prever, através de modelos matemáticos e modelação de processos de tratamento, a otimização e minimização das necessidades de água nos processos de produção de hidrogénio a partir de energias renováveis.
Resultados
- Ter um conhecimento atualizado do equipamento disponível para produzir hidrogénio a partir de fontes renováveis, bem como uma base de dados abrangente sobre fluxos de águas residuais e de processo que podem ser utilizados para a produção de hidrogénio, o que facilitará a digitalização dos processos de eletrólise e a automatização da tomada de decisões.
- Desenvolver software para automatizar a tomada de decisões sobre a utilização da água na eletrólise, o que proporcionará uma importante vantagem competitiva no planeamento, conceção e funcionamento de instalações para a produção de hidrogénio a partir de energias renováveis. Permitirá localizar as instalações em locais óptimos, reduzir os custos de tratamento da água e a pegada hídrica, minimizar a produção de resíduos e substituir os combustíveis fósseis por energias renováveis, os principais pilares ambientais da revolução da Indústria 4.0.